Desfolhamento
Vamos abordar um tema muito importante na arte do Bonsai, o desfolhamento.
O que vem a ser o desfolhamento e por que se usa essa técnica?
O desfolhamento é a técnica pela qual é retirada as folhas da planta trabalhada como Bonsai, parcialmente ou totalmente. Essa técnica ajuda a reduzir o tamanho das folhas, estimula o crescimento da planta, aumenta a ramificação dos galhos e ajuda na aramação dos galhos mais finos que normalmente estão cobertos pelas folhas.
Porém temos que alertar que nem todas as plantas aceitam a retirada de suas folhas. Podemos dar com exemplo: os matsu (Pinus), as tuias (Chamaecyparis), os juniperus, plantas normalmente trabalhadas como Bonsai.
Além destas plantas temos as plantas que já possuem as folhas pequenas e uma ramificação abundante sendo desnecessário o seu desfolhamento tais como a Serrisa, o Cotoeaster, o Buxinho e a Eugênia (Eugenia microphylla).
Outro ponto que temos que ressaltar sobre esta técnica e a utilização em plantas recém plantadas, fracas ou doentes, geralmente elas não suportam passar por este processo. Por este motivo aconselhamos que os bonsaístas estejam atentos ao aparecimento das pragas e doenças além de não esquecerem da alimentação da planta (adubo).
A melhor época para a realização deste trabalho e entre o meado da primavera ao início do verão.
A seguir o desfolhamento total de um Eleagnus (Eleagnus pungens).