Escorredor e Mamadeira
Objetivo desta técnica e acelerar o desenvolvimento da planta, aumentando o diâmetro do tronco e permitindo um melhor trabalho na estrutura dos galhos, favorecendo que a planta trabalhada como Bonsai, adquira em um menor tempo o aspecto de árvore adulta (entre dois a cinco anos no escorredor).
Esta técnica oferece várias vantagens em relação a plantas plantadas diretamente no chão. Temos que anotar:
Mobilidade (podemos escolher o melhor local para planta, além de possibilitar o transporte para o trabalho de manutenção e educação)
Adubação (podemos controlar de uma maneira eficiente o intervalo de adubação)
Substrato (podemos controlar o tipo de substrato que usaremos em conformidade com a planta trabalhada)
Replantio (permite que a planta seja passada para um vaso sem muita agressão)
Depois de escolher a planta que passará por esta técnica, devemos planta a mesma em um escorredor plástico (escorredor redondo de macarrão usado em cozinha, de a preferência aos que sejam completamente furados), usando um mistura como substrato de 70% de caco de telha ou tijolo entre 3 a 4 mm, 20% humo de minhocas e 10% de casca de pinus fino.
Inicialmente espere um mês para dar inicio a adubação, que deverá ser seguida com regularidade até que as primeiras raízes surjam no fundo do escorredor.
Quando notar que as primeiras raízes estão despontando no fundo do escorredor, prepare a mamadeira usando uma bacia plástica furada no fundo até a metade da sua lateral. Como substrato usar 30% de terra comum, 20% de pedrisco (peneirado de areia de construção), e 50% de esterco animal bem curtido (bovino ou eqüino), se utilizar esterco de galinha utilize 50% de terra comum, 20% de pedrisco e 30% deste esterco, pelo fato do esterco de galinha ser mais agressivo que os outros.
Deixar a bacia apoiada em um suporte para melhorar a drenagem durante as regas, em seguida é só colocar o escorredor sobre o substrato da bacia, não há a necessidade de afundar o escorredor.
Quanto a adubação no conjunto “escorredor/bacia”, siga normalmente os intervalos de adubação no escorredor, da mesma maneira que procede em um vaso de Bonsai. Quanto na bacia, a quantidade de adubo deve ser mais elevada, sempre levando em conta que ela nutrira as raízes mais grossas da planta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário