Os vasos para Bonsai
Como podemos notar o vaso e uma parte importante no trabalho com Bonsai. É o vaso que dará um visual de equilíbrio e harmonia.
Quando se fala em vaso para Bonsai encontraremos uma quantidade grande deles, variando o tamanho, o formato e as cores. Não poderia ser de outra forma, pois, trabalhamos com uma diversidade de estilos de Bonsai e isso sem levar em conta a variedade de plantas usadas.
Encontraremos vasos feitos em diversos materiais (cerâmica, cimento, plástico e pranchas de pedras), particularmente prefiro trabalhar com vasos cerâmicos, principalmente por terem um leque muito grande de formatos, dimensões e cores.
Quando se fala de vaso de qualidade para Bonsai não podemos deixar de citar os vasos produzidos no Japão, principalmente os produzidos na cidade japonesa de Tukoname, essa cidade e muito famosa por suas cerâmicas é sua história ligada as olarias remontam a mais de 900 anos. Vasos produzidos em suas cerâmicas levam o nome de “vasos tukoname”.
Outra cidade não menos importante é Nagoya, como Tokoname também tem sua historia ligada as olarias e a produção de vasos de ótima qualidade.
Para nós brasileiros estes vasos são muito caros e na maioria das vezes não temos a certeza que são realmente produzidos nessas regiões, levando em conta que por aqui também encontramos muitos vasos produzidos na China.
Aqui no Brasil nos primórdios do trabalho com Bonsai, os mais antigos devem lembrar, a grande maioria dos vasos usados eram de cimento, vasos grotescos e pesados.
Vaso de cimento
Na quela época poucos ceramistas estavam dispostos a confeccionar vasos para Bonsai, acredito que um dos primeiros foi o Senhor Jiro Mizuno, na cidade de Santo André –SP.
Vaso de cimento
Na quela época poucos ceramistas estavam dispostos a confeccionar vasos para Bonsai, acredito que um dos primeiros foi o Senhor Jiro Mizuno, na cidade de Santo André –SP.
Na década de 90 a cerâmica Petrópolis da cidade de Porto Ferreira–SP, iniciou a produção em larga escala de vasos próprios para Bonsai, hoje é a maior fornecedora de vasos para os amantes desta arte.
Com o aprimoramento cada vez maior dos nossos bonsaístas “tupiniquins”, levaram alguns mestres ceramistas a enveredarem na produção de vasos para Bonsai, produzindo vasos de qualidade superior (verdadeiras obras de arte). Entre eles poder citar os senhores Izumi em Atibaia-SP, Jorge Ribas em Indaial-SC.
Agora que já falamos um pouco da importância é história do vaso para Bonsai, vamos falar um pouco dos vários formatos que encontraremos. São eles: os vasos retangulares, vasos quadrados, vasos ovais, vasos redondos, vasos hexagonais, e os vasos estilizados. Quanto a altura temos os vasos rasos e fundos.
Vale lembrar que se o vaso for esmaltado apenas a parte externa do vaso deverá esta esmaltada.
Como falamos anteriormente o vaso é uma parte fundamental na composição visual do trabalho, para tanto a escolha adequada do mesmo é de fundamental importância. Como sabemos tanto a planta como o vaso tem um frente. Quando escolhemos um vaso retângulo, oval, ou quadrado raso, a escolha da frente e fácil, mais quando nos deparamos com vasos redondos, hexagonal, quadrado fundo. Qual frente é a melhor?
Dica 1:
Vaso redondo: se ele tiver pé use como frente o lado que mostra apenas um dos pés. Se for decorado escolha como frente o lado que apresenta o maior número de detalha.
Estas escolhas valem para vasos rasos e fundos.
Dica 2:
Vaso hexagonal raso: use como frente a parte que mostra os pés detalhadamente.
Vaso hexagonal fundo: usar uma das quinas com frente.
Dica 3:
Vasos quadrado fundo: use uma das quinas como frente
Vasos quadrado raso: use como frente a parte que mostra os pés detalhadamente.